O deus e a fantasma (cap.7)

Manifestação Chile

– Agora vão bancar as vítimas! Como sempre. Sempre a mesma nota! Isso não passa de toleima e vagabundagem! O mundo é construído com esforço e com sacrifício e não com mordomia e preguiça. O tempo de ficar sestando em uma rede sob as copas das árvores acabou e tem tempo! Passou da hora de superar isso! Os brutos e atrasados não querem abrir mão de costumes que não cabem mais.

Os seguranças sorriem com o triunfo do chefe.

– Faxinamos, fabricamos, cozinhamos, ensinamos, dirigimos, criamos seus filhos e promovemos sua segurança e bem estar e o senhor nos toma por vadios sestadores. Deve ser por isso que considera que não temos direito ao descanso nem na velhice, este deve ser o motivo de quem lucra com nossa aposentadoria é o senhor não nós.

– A senhora delira!

– Nem um pouco. Nem sei de onde obtive tanta informação, mas delírio não é. É Revelação. No ano pregresso o senhor lucrou mais de 440 milhões de dólares com a aposentaria da gente, sendo que são raros os que recebem ao menos um mísero salário.

– Pare com o seus delírios, do contrário será pior para a senhora e mais ainda para esses moleques arruaceiros. Acham que vão me atingir? Não vão. Vocês não podem me alcançar, não podem me atingir. Vá lá e mande esses psicopatas amantes da anarquia cessarem com tudo isso!

– Não – serenamente responde.

– Por quê?

– O senhor e os seu foram deixados em paz por algumas décadas. Essa tranquilidade foi proveitosa apenas para os senhores. Nós estamos definhando. Se for para morrer que seja pelejando e na confraternização e não de inanição e na necessidade.

– Vocês nada entendem do mundo, por isso precisam de nós. É da necessidade que vem a criatividade, é da falta que se cria a abundância. Afinal, é da crise que nasce o empreendedorismo. Invés de usarem essa energia vinda angústia para gerar algo construtivo, querem o caos, a ruína e a destruição.

– Exato.

– Exato?

– Sim. Assim como senhor. Foi com nossa ruína e destruição que se deificou. Apenas desejamos inverter os papeis.

– Hahaha! Tente! Vocês não possuem meios para me atingir!

– Sorria. Voe dragão. Bata suas asas serpente alada, cuspa seu fogo e dê seu bote como rotineiramente tem feito. Mas, nós sabemos que em algum momento os abutres terão de pousar, por isso inundamos o chão.  Tiramos-lhes o pouso. Mais do que isso, pelo exemplo da Cordilheira estamos mais do que ciente de que a terra pode alcançar o céu.

– Seguranças prendam essa bruxa baderneira! Quero ver o quanto tempo esse tumulto dura sem esta fantasma por perto!

Os seguranças hesitam, quando começam a se mover, um deles fala:

– Pessoal, eu usei um aplicativo aqui no meu celular para calcular o valor da minha aposentadoria e quando será. Deem uma olhada.

Os outros nove correm para o que empunha o celular. O fabuloso contraste surpreende a todos. O valor raquítico, anêmico e quase inexiste. O tempo para cruzar a linha de chega tão distante, sumindo no horizonte, sem fim. Encaram Apolo.

– Que isso gente, que caras são essas? Estamos no mesmo barco.

– É, só que nós vamos acorrentados nas entranhas desse tumbeiro – o do celular.

– Meninos, vou preparar um mate enquanto vocês tomam o convés.

Apolo voou para fora da torre, mas estava sem sua carruagem, sabotada pelos mecânicos, e por isso caiu, despencou, estilhaçou-se.

Foi o fim? Difícil dizer. Este é o mundo onde nada finda. Muitos transformaram a queda de Apolo em apoteose. O santificaram. Agora é Sanapolo do Chile Mártir e foi regiamente canonizado. Em muitos escritórios exclusivos há uma imagem do mártir, até mesmo em Wall Street. Contudo, não foi o suficiente para monopolizar as mentes e os corações. Selvagens, pagãos e heréticos, sem a benção e a autorização de ninguém, inventaram sua santa: Aparecida Poviléu do Chile. Agora, a fantasma é mais que visível.

Caminhante

FIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s